O valor do terreno para uma incorporação

valor do terreno

Em uma Estruturação imobiliária, parte do nosso trabalho é identificar imóveis ou terrenos que tenham possibilidade de transformar-se em um novo empreendimento. Este novo produto precisa ser rentável à todos os participantes e precisa trazer benefícios para a região (financeiramente e urbanisticamente). A negociação do valor do terreno é parte fundamental para o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

Mas o qual o valor do terreno?

Durante as conversas com proprietários de terrenos, ouvimos algumas vezes que o terreno foi desvalorizado anteriormente e que vale mais do que já ofereceram. Toda avaliação que elaboramos são pautadas em 3 fatores importantes que sempre são analisados ao fazer uma proposta: O valor da região, o potencial do terreno, a forma de pagamento.

O valor da região possui um papel fundamental na definição da base de avaliação do terreno. Essa avaliação é feita baseada no valor de imóveis semelhantes na região e, às vezes, o simples fato de mudar a rua ou até mesmo o lado da rua já influencia no valor do preço de venda. Contudo essa avaliação é só uma parte da composição do preço e considerá-lo como definição de preço é insuficiente e incorreto.

valor do terreno
O valor do terreno pode variar de acordo com o estudo elaborado, suas dimensões e potencialidades.

Com um valor base já estabelecido pela análise de valor da região, é necessário fazer um estudo para avaliar o potencial do terreno, e isso significa avaliar as restrições da legislação, benefícios urbanísticos, a área do terreno, seu formato, entorno, concorrentes e claro o potencial comercial que o futuro produto vai alcançar. Isso vai gerar um estudo arquitetônico, comercial e financeiro que vai determinar o valor possível do imóvel para ainda sim o empreendimento ser lucrativo.

A forma de pagamento também conta

Por fim, uma análise que também determina o valor é a forma como o proprietário gostaria de ser pago. O pagamento pode ser feito através de dinheiro, permuta (aquisição de unidades no próprio empreendimento ou em outros caso existam) e soluções mistas. Essa definição também afeta diretamente o sucesso do empreendimento e o valor final do imóvel.

No final das contas, em um terreno onde será implantado um empreendimento, o valor de venda acaba sendo gerado de trás para frente, ou seja, ele vai valer o potencial que pode gerar, e portanto, a escolha de uma boa empresa para estruturar um negócio imobiliário no terreno pode ser fundamental para sua valorização ou desvalorização.

Você tem um terreno e gostaria de transformá-lo em um negócio rentável com uma incorporação imobiliária? Fale conosco, podemos ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *